Roteiro da Vivência da Fraternidade Missionária das Artes - Período 16 a 31/01/24

 


 



Roteiro da Vivência da 

Fraternidade Missionária das Artes

 

Primeiras, Terceiras e Quintas quartas-feiras, 19h

 

 

1º Momento – Todos juntos

Responsável: Acompanhante da Extensão ou Missão ou seu Delegado

 

19:00h – Oração inicial

 

Acolhida (exemplo):

Acompanhante da Extensão ou Missão ou seu Delegado: Boa noite! Graça e Paz! Todos sejam bem-vindos ao Discipulado de Jesus Cristo. Aqui somos todos irmãos e irmãs no seguimento de Jesus, na Graça do Espírito Santo e no amor da Virgem Maria. Todos já marcaram a sua Bíblia e o Temário. Os locais da Evangelização dos Siloelitas, Cenáculos e Fraternidades Missionárias também já estão preparados. Na hora da Palavra de Deus vamos nos dividir para cada um meditar o seu Temário. Antes rezaremos todos juntos, pois somos um só Discipulado de Jesus Cristo. Se chegar alguém, não precisa falar com esta pessoa, pois o Ministério de Acolhida já acolheu lá na porta. Depois da oração vamos dar Graça e Paz e boa noite uns aos outros e cada um irá para o seu lugar.

Estamos reunidos + Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! +

 

Adoração (exemplo):

Acompanhante da Extensão ou Missão ou seu Delegado e/ou Ministro de Oração: Adoremos ao Senhor, o nosso Deus: Deus Bendito da Aliança, Deus de amor, ternura e compaixão, lento para cólera e cheio de misericórdia, para Ti todo nosso louvor, honra, glória e gratidão. Os anjos e santos vos louvam e as obras da natureza vos exaltam: Santo, Santo, Santo é o nosso Deus, nos confins do Universo e na nossa família também. Reina Senhor na nossa família, e faz a tua obra de cura e libertação. Reina com poder, reina com amor e salva toda nossa casa, sobretudo os familiares e irmãos mais necessitados. Glórias a Ti ó Deus Bendito, Pai Amado, Jesus Salvador e Divino Espírito Santo.

Jesus vós sois o nosso único Caminho, Verdade e Vida. Nosso Bom Pastor que conduz e protege a nossa vida. Tende misericórdia de nós e conduz a nossa vida. Ó Divino Espírito Santo, consagramos a Ti toda nossa vida, projetos e sonhos. Vós sois a nossa Luz no seguimento de Jesus. Vós sois a nossa a nossa unção e a nossa esperança. Espírito de Deus, Luz Sagrada, Poder do Alto, Unção Celestial, Fogo Abrasador, Agua Viva, nos ti amamos e a vós nos consagramos. Vem nosso Santificador, vem Espírito Santo.

 

Cantemos adorando o Deus Bendito da Aliança com o cântico número...

 

420    SENHOR, EU SEI QUE É TEU ESTE LUGAR Todos querem Te adorar, toma Tu a direção/ Sim, ó vem, ó Santo Espírito os espaços preencher./ Reverência à Tua voz vamos fazer.

- Podes reinar, Senhor Jesus, ó sim!/ Teu poder, teu povo sentirá./ Que bom, Senhor, saber que estás presente aqui./ Reina, Senhor, neste lugar!

- Visita cada irmão, ó meu Senhor,/ Dá-lhe paz interior e razões pra Te louvar./ Desfaz toda tristeza, incerteza, desamor,/ Glorifica o Teu nome, ó meu Senhor!

 

Ou

 

1243  QUERO TE LOUVAR, TE ENGRANDECER E proclamar tua vitória em mim.  Ser todo teu é o meu prazer, Te seguirei aonde fores senhor.

- Tu és o centro da minha vida. És a razão da minha alegria, não quero tirar os meus olhos de ti. Quero que sejas o centro senhor.

- Tu és o centro da minha vida. És a razão da minha alegria. Não quero tirar os meus olhos de ti. Quero que sejas o centro senhor, Da minha vida.

 

Súplica ao Espírito Santo (exemplo):

Acompanhante da Extensão ou Missão ou seu Delegado e/ou Ministro de Oração: Vem ao nosso encontro Espírito Santo, vem em nosso auxílio, Espírito Santo de Deus. Sede hóspede do nosso coração e Senhor da nossa vida. Vem Espírito Santo, vem nos ungir, vem encharcar o nosso coração com a tua paz e a tua graça. Vem Espírito Santo, vem nos saciar com o teu amor e a nossa vida será júbilo e alegria. Somos teus Espírito Santo. Graça divina, Poder do Ato, Fogo Abrasador. Nós te adoramos Espírito Santo, nós te glorificamos. Toma posse da nossa vida, unge a nossa mente, enche o nosso coração. Vem nos agraciar com os teus dons, carismas e frutos e de santidade. Nós precisamos de Ti, ó Divino Espírito Santo. Sem o Senhor nós não somos nada e nada podemos fazer de bom. Em tudo somos dependentes de Ti. Vem Poder do Alto, vem Espírito Santo. Sede bem-vindo na nossa vida, na nossa casa e em todo Discipulado de Jesus Cristo. 

 

Cantemos suplicando o Espírito Santo com o cântico número...

 

103    EU NAVEGAREI No oceano do Espírito/ E ali adorarei ao Deus do meu amor. (bis)

- Espírito, Espírito que desce como fogo/ Vem como em Pentecostes/ E enche-me de novo. (bis)

- Eu adorarei ao Deus da minha vida/ Que me compreendeu sem nenhuma explicação. (bis)

- Eu servirei ao meu Deus fiel/ Ao meu libertador/ Aquele que venceu.

 

Ou

 

106    VEM ESPÍRITO (2x) Sozinho eu não posso mais (3x)/ Viver./ Eu quero amar, eu quero ser aquilo que Deus quer. (bis)/ Sozinho eu não posso mais (3x)/ Viver.

 

Ou

 

25    QUERO MERGULHAR Nas profundezas/ Do Espírito de Deus/ E descobrir Suas riquezas em meu coração./ É tão lindo, tão simples/ Brisa leve, tão suave, doce Espírito/ Santo de Deus./ Tão suave, brisa leve doce Espírito/ Santo de Deus.

 

Suplicamos numa só voz:

Acompanhante da Extensão ou Missão ou seu Delegado: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

 

Jesus, Maria e José, minha família vossa é!

 

São Paulo, rogai por nós!

 

 

 

 

19:30h – Graça e Paz

Acompanhante da Extensão ou Missão ou seu Delegado: Boa noite mais uma vez, de um modo especial para quem chegou no momento da oração inicial. Demos Graça e Paz uns aos outros e cada um irá para o seu lugar, com a sua Bíblia e Temário já marcados.

 

7    COMO É BOM A GENTE Se encontrar/ Aqui neste lugar/ Onde dois ou mais estão unidos/ O Senhor está também/ De repente brota lá no fundo/ Algo que o mundo não tem/ A alegria de poder dizer/ Que maravilha é ser um filho de Deus.

- Abre teus braços ao Pai de amor/ E vê que Ele te ama/ Lança fora a tristeza e não olhe para trás/ Sorrir é bom demais/ Sorrir é bom demais.

- Quem é filho de Deus louva/ Que maravilha é ser um filho de Deus!

Quem é filho de Deus ama...

 

42    QUERO TE DAR A PAZ Do meu Senhor, com muito amor!

- Na flor vejo manifestar/ O poder da criação/ Nos teus lábios eu vejo estar/ O sorriso de um irmão/ Toda vez que eu te abraço/ E aperto a tua mão/ Sinto forte o poder do amor/ Dentro do meu coração.

- Deus é Pai e nos protege/ Cristo é vida e salvação/ Santo Espírito Consolador/ Na Trindade somos irmãos/ Toda vez que eu te abraço...

 

43    SENHOR É BOM ESTÁ AQUI Reunidos aqui, neste lugar/ Envia sobre nós Teu Santo Espírito/ E ajuda nossa vida renovar.

- Guia-nos Senhor nos Teus caminhos/ Revela-nos Senhor, Tua vontade/ Pois sem Ti não somos nada (2x) / Nossa força vem de Ti Senhor.

- Senhor que bom estar aqui/ Celebrando contigo a unidade/ Envia sobre nós Teu Santo Espírito/ Pra vivermos Sua vida de verdade.

 

 

2º Momento – Separados por Grupos de Evangelização, Cenáculos e Fraternidades Missionárias

Responsável: Evangelista ou Discipulador ou Articulador

 

19:35h – Meditação Orante da Palavra de Deus e partilha do tema da semana.

Evangelista ou Discipulador ou Articulador: Após termos rezado todos juntos, este é o momento de cada organismo aprofundar o seu Temário separadamente. Todos já marcaram a sua Bíblia e Temário. Podemos permanecer sentados como discípulos e discípulas na companhia de Jesus, em clima de oração para fazermos a Meditação Orante da Palavra de Deus e a partilha do tema da semana. Só o nosso irmão... vai ficar em pé e ler a Palavra de Deus com voz firme, calma e clara. O texto bíblico está indicado no Temário, na página...

 

622    SANTO LIVRO! SANTO LIVRO! Louvado seja Deus por seus autores./ Louvado seja Deus por seus leitores./ Santo Livro! Santo Livro!/ Santo Livro que me ensina a contemplar./ Santo Livro! Santo Livro!/ Santo Livro que me ensina a caminhar./ Quem te lê com amor e com fé, Santo Livro, certamente viverá melhor./ Quem te estuda querendo aprender, Santo Livro, saberá caminhar, saberá.

 

Acompanhemos a leitura da Palavra de Deus pela nossa Bíblia.

 

(O Leitor proclama a Palavra de Deus direto da Bíblia Católica impressa, preferencialmente a Bíblia Pastoral. Não ler pelo celular!)

 

(O Evangelista ou Discipulador ou Articulador prega a Palavra de Deus com autoridade unção, voz alta, firme e clara. Sempre em sintonia com a Palavra de Deus e o tema da semana. Cada Siloelita/Discípulo receba o folheto com os Pontos da Pregação/Formação a seguir.)

 


Pontos da Formação:


Período: 16 a 31 de janeiro de 2024


Tema: Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos - MEAD 


2.1 - O que é DISCIPULADO?


2.2 - Cultura Discipular de Jesus e dos Apóstolos


Fonte: Manual do Corpo de Apostolado, páginas 9-10


Palavra de Deus: Filipenses 4,1-9


 

20:30h – Oração na Palavra

 

(Conforme seja, um grupo não atrapalhe o outro com cânticos etc. Por isso devem manter distância.)

 

Evangelista ou Discipulador ou Articulador: Meditamos a Palavra de Deus e o tema da semana/quinzena. Rezemos agora em cima do que meditamos, transformando a Palavra de Deus em oração e tomando posse da graça...

 

(Exemplo): Peçamos a Deus o que Ele nos revelou na sua Palavra meditada e partilhada.

 

(Todos oram em cima do Tema da Semana transformando a Palavra de Deus em oração.)

 

Hoje vamos fazer a oração suplicando...

 

Cântico conveniente...

 

E continuam rezando espontaneamente pedindo o que meditaram/estudaram

 

Depois da oração...

 

Evangelista ou Discipulador ou Articulador: Agora vamos concluir a Vivência de hoje com o nosso Acompanhante e irmãos dos outros Grupos de Evangelização, Cenáculos e Fraternidades Missionárias.

 

 

3º Momento – Todos juntos

Responsável: Acompanhante da Extensão ou Missão ou seu Delegado

 

21:00h – Oração final

Acompanhante da Extensão ou Missão ou seu Delegado: Todos já fizeram a oração em cima do que meditaram da Palavra de Deus e do tema da semana/quinzena. Agora rezemos todos juntos:

 

Pai Nosso...

 

Ave Maria...

 

Glória ao Pai...

 

Jesus, Maria e José, minha família vossa é!

 

São Paulo, rogai por nós!

 

Avisos:

 

- O discípulo só cresce no Caminho da Palavra de Deus e do Espírito Santo.

 

- Quem é do Grupo de Evangelização dos Siloelitas deverá escutar a Meditação Orante da Palavra de Deus diariamente na Rádio DJC Brasil em vários horários, a partir das 09h. Entre pelo Portal DJC www.djcbrasil.com.br

A aquisição do Temário do Grupo de Evangelização é opcional. Por isso devem escutar as meditações pela rádio.

 

- Quem é do Cenáculo deverá fazer as meditações no seu próprio Temário.

 

- Quem é da Fraternidade Missionária deverá rezar o Ofício Divino da Palavra de Deus diariamente na Rádio DJC Brasil e continuar aprofundando o tema da quinzena.

 

- Nós somos uma grande família em oração e em missão na internet, orando e evangelizando a partir do Ofício Divino da Palavra de Deus. Quem está nos Temários o mais importante é focar os Temários. Mesmo assim já devem ir na Rádio DJC Brasil e comentar no Ofício Divino da Palavra de Deus todo dia para irem se acostumando e se integrando com os discípulos de outras localidades. Entre na Rádio DJC Brasil pelo Portal djcbrasil.com.br

 

- Parabéns aos aniversariantes da semana.

 

- Despedida

Acompanhante da Extensão ou Missão ou seu Delegado: Muito obrigado pela presença de todos. Juntos somos mais, juntos somos fortes. Continuamos caminhando e evangelizando + Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Sato. Amém! +

 

23:00h – Inspeção

Toda quarta-feira

Responsável: Acompanhante

22 comentários:

  1. A cultura do discipular de Jesus e dos Apóstolos

    O que seria da Igreja, se Jesus tivesse se dedicado todo o seu tempo apenas, a pregação para as multidões, para o povão, aquele, exatamente aquele povo que era espectador, que só o admiravam e aplaudia, mas sem compromisso algum?

    Estamos de fato convencidos de que o maior trabalho de Jesus foi “fazer novos discípulos no caminho da Palavra".

    Ele não ficava parado só olhando e admirado com a multidão mas se preocupou em ensinar, formar, instruir, treinar, para que fossem capazes de fazer o mesmo com outros.

    Discipulado não são apenas estudos, reuniões, encontros, orações ou eventos. Discipulado é um estilo de vida que imprime a marca da cultura de Jesus. O Discipulado de Jesus era assim.

    A cultura discipular vem do significado de Discipulado. Porque Discipulado significa processo, passo a passo, um pé após o outro. E esse processo não está limitado a simples eventos, encontros, reuniões, orações, ou estudos isolados.

    O processo discipular acontece por toda a vida e em etapas:

    A primeira delas é a Etapa de Expectadores: “vinde e ver” (João 1,35-39). No meio da multidão tem os espectadores, os que admiram, mas não se comprometem, porque é justamente um povão novo, sem referência, sem nenhuma perspectiva de vida.

    A segunda delas, é a Etapa de Convite: “segue-me” (Mateus 9,9). E do meio do povão, dos admiradores e espectadores, tem aqueles que vão aderindo o convite de Jesus ao Seguimento.

    A terceira Etapa é a de Treinamento: “começou a ensiná-los” (Mateus 5,1-2). E é justamente esses que fizeram a opção em seguir Jesus, que serão treinados ao seguimento, ao serviço e assumir missão.

    A quarta Etapa é a de lançamento a missão: “Eu os envio” (João 20,21). Dentre os que decidiram por caminhar com Jesus, que foram treinados por ele, são enviados em missão, para também ir aprendendo na prática, fazer fazendo, como se evangeliza e se forma novos discípulos.

    A quinta Etapa é a de Acompanhamento: “até os demônios se submetem a nós”; “por que não conseguimos?” (Lucas 10,17; Mateus 17,19). Mas sabemos que não basta só pescar, convidar, juntar gente, evangelizar, discipular, colocar esse povo pra servir e até enviar em missão, é necessário também acompanhar esse povo para que não se perca. Porque o demônio ao rodear cada um, fica de olho nas muitas limitações que carregam, nas muitas fragilidades humanas, pra destruir e retirar na caminhada.

    ResponderExcluir
  2. Em Marcos 1,17-20, Seguimento significa caminhar juntos e não separados, é estar de olho bem aberto pra não se perder pelo caminho e nem vir a ser tragado pelo demônio.

    Seguir significa acompanhar e fazer um percurso, um caminho com alguém. Unir-se a uma pessoa. Implica abandonar certas coisas e até relações, para fazer e trilhar um caminho novo; deixar algo para seguir a Jesus faz parte do processo da cultura Discipular.

    A Palavra de Deus em Mateus 16,24 exorta que é necessário negar a própria vida, negar a si mesmo para viver a vida de Jesus. A salvação e todos já sabem que é de graça, mas caminhar com Jesus não é de graça tem um preço, e é por isso mesmo que não é fácil; custa muito caro, custa muita mortificação, pois gera a morte de quem eu era, e muitos não querem morrer pra Cristo. Implica mudança de vida, metanóia, negação da minha vontade para aceitar e viver a vontade de Deus (Mateus 26,39, 42).

    Negar-se é estar crucificado também com Cristo (Gálatas 2,20).

    1.4 Significa permanecer – João 15,4

    ResponderExcluir
  3. Em permanecer- se conectado no Corpo de Cristo, tem a ver com perseverar e manter o relacionamento mútuo entre discipulador e discípulo. É também permanecer em Cristo a videira verdadeira, para que haja vida, produtividade, multiplicação, vitalidade, autoridade e glorificação do Pai.

    Diz Jesus: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós".
    \”Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos\” (Jo 15,8).

    O termo \”discípulo\” aparece cerca de 250 vezes no Novo Testamento, tanto para expressar os que seguem Jesus, como os seguidores de outros mestres.

    Aos seus discípulos, Jesus pede só uma coisa: uma adesão total, sincera e incondicional: É preciso abandonar pai, mãe filho, filha (cf. Mt 10,37), tomar a cruz, segui-lo e estar disposto a dar a vida por ele (cf. Lc 14,26).

    Os discípulos de Jesus devem ser de fato suas verdadeiras testemunhas. Ele é o único tronco capaz de comunicar a vida de Deus: \”Eu sou a verdadeira videira e meu Pai é o agricultor\” (Jo 15,10).

    Essa Palavra nos faz entender que a missão brota do encontro com o Senhor e só se sustenta na íntima união de vida do discípulo com o Mestre: \”Permanecei em mim e eu permanecerei em vós\” (Jo 15,4). Nessa união, o discípulo encontra a força, o ânimo, a vitalidade e o estímulo para enfrentar os enormes desafios da missão: \”Aquele que permanece em mim e eu nele esse produz fruto; porque sem mim nada podeis fazer\” disse Jesus (Jo 15,5).

    ResponderExcluir
  4. Guiado pelo Espírito de Deus, o discípulo de Jesus é levado a se integrar na comunidade de seus seguidores.
    \”Saulo chegou a Jerusalém e procurava juntar-se aos discípulos\” (At 9,26). Diante do medo da comunidade em acolhê-lo, graças ao testemunho de Barnabé, \”daí em diante, Saulo permaneceu com eles em Jerusalém e pregava com firmeza em nome do Senhor\” (cf. At 9,27-29).

    \”Nisto meu Pai é glorificado\” (Jo 15,8). Sim, o Pai é glorificado quando os ramos, unidos à Videira, produzem os frutos da justiça, da verdade, da solidariedade, do amor, da fraternidade e da paz. É muito conhecida a afirmação de Santo Irineu: \”A glória de Deus é o ser humano vivo, e a vida do ser humano é a visão de Deus\”.

    1.5 Significa transferência – João 20:21-22
    Discipulado significa transferência (compartilhamento) da vida de Jesus.

    Jesus não compartilhou apenas um plano ou uma estratégia de trabalho, de missão, ele compartilhou/ transferiu a sua própria vida com/para os discípulos.

    2. Componentes essenciais do discipulado – Marcos 3,13-15

    2.1 Chamado – Marcos 3,13: Na cultura do discipulado de Jesus não se espera que as pessoas venham; é preciso ir em busca, chamá-la, buscá-las, convencê-las. Foi Jesus quem escolheu seus discípulos, mas antes, ele orou (Lucas 6,12-13).

    Jesus chamou discípulos para mudarem o seu estilo de vida, não para estarem apenas congregados em algum lugar como espectadores, admiradores, sem mudança de vida e sem sem trabalhar.

    2.2 Relacionamento – Marcos 3,14: A transformação do estilo de vida dos discípulos não acontece apenas em momentos de orações, estudos, e eventos. É no relacionamento com Jesus, materializado na relação com um evangelista e discipulador Aki do lado cheio de Jesus, que o discípulo é confrontado consigo mesmo e desafiado a mudar, de acordo com os padrões de Jesus Cristo.

    Jesus compartilhou a sua própria vida com os discípulos, ou seja, ele era evangelista, discipulador e mestre que estava ali do lado. E a vida só pode ser compartilhada através da relação de discipulado.

    2.3 Missão – Marcos 3,14-15: O propósito do discipulado é a evangelização, opção por seguir Jesus, multiplicação e missão, não o relacionamento sonente, do contrário seria apenas relacionamentos sociais.

    O relacionamento é importante quando leva à missão. Jesus escolheu discípulos, se relacionou muito com eles para prepará-los, para depois enviá-los em missão a fim de haver multiplicação. É por isso que o Discipulado nasce para evangelizar, ensinar, enviar e fazer multiplicar. Cada discípulo se tornará um evangelista, um discipulador.

    3. Os grandes desafios para a Igreja hoje evangelizar em um mundo organizado e endemoniado – Mateus 9,10-13: O distanciamento das pessoas de Jesus Cristo,
    a distorção dos valores cristãos e da missão. A perda da compaixão e da misericórdia. Ninguém está tendo mais compaixão pelos muitos irmãos que estão longe de Jesus Cristo que enveredaram pelos caminhos tortuosos dos mais variados tipos de vícios e não conseguem mais sair.

    ResponderExcluir
  5. O mundo de hoje está cada mais mais se organizando na sua cultura do toda paganizada.

    O mal e as artimanhas de satanás estão ficando cada vez claros e avançando com mais força contra a Igreja e os filhos de Deus: é o paganismo, ideologia do gênero, secularismo, as baixarias, as famílias desestruturadas sendo destruídas, o satanismo a todo vapor, etc

    Jesus não ficava só falando contra as maldades do mundo, ele não ficava de braços cruzados e acomodado, era muito ágil no seu método de evangelização, na prática do discipulado um a um, é tanto que essa graça se expandiu tanto que chegou a nós através dos discípulos e Apóstolos que aplicaram o mesmo método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos.

    Jesus nos mostra a verdadeira solução para agirmos contra o paganismo e todo o mal, é de fato avançarmos para águas mais profundas e evangelizarmos um, dois, três, quatro, depois ensinar, formar e acompanhar.

    Jesus e São Paulo nos ensina, como construir verdadeiras comunidades com a cultura discipular e cristã.

    Jesus deu o exemplo por primeiro, ao criar a comunidade, lugar favorável onde os discípulos seriam amigos e irmãos uns dia outros.

    Na cultura discipular de Jesus e dos Apóstolos, Jesus criou a comunidade, para todos se ajudarem na fé e na oração.

    Na cultura discipular de Jesus e dos Apóstolos, Jesus era um homem de passeio, de lazer, de confraternização com seus amigos discípulos. Sempre ia pra Betânia descansar, passear para reabastecer suas forças físicas e psicológicas. Também ia para as festas de casamento acompanhado de seus amigos discípulos. Jesus e seus amigos discípulos eram um só coração.

    Na cultura discipular de Jesus e os Apóstolos, nem Jesus, nem os discípulos precisavam cair no mundo pra se divertir, eles se divertiam em comunidade, em família, entre eles mesmos, pra poder se resguardar das muitas imundícies do mundo de trevas e de lama de onde vieram e que não queriam mais voltar, por já serem discípulos missionários de Jesus e andarem com ele.

    Na cultura discipular de Jesus e os Apóstolos, a vida em comunidade era o lugar favorável para o encontro com Deus e o crescimento espiritual deles. Os Apóstolos não precisavam de nada do mundo porque já tinham encontrado Jesus e a comunidade.

    A missão de Jesus para a sua Igreja sempre foi clara e objetiva: “fazei discípulos de todas as nações” (Mateus 28,19). Não podemos perder o foco da missão. O discipulado não pode ficar restrito ao preparo para o batismo no Espírito Santo.

    Jesus nos ensinou como fazer novos discípulos: vivendo a missão como um estilo de vida em seus modos de ser e estar, expressando a cultura discipular na sua Igreja e na comunidade cristã.


    Que se cumpram em nós as belíssimas Palavras que Jesus nos transmitiu: \”Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos\” (cf. Jo 15,7-8). Amém!

    ResponderExcluir
  6. Cultura discipular é aprender e viver na Palavra de Deus e colocar em prática,Viver com Jesus faz parte da cultura.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo17.1.24

    Ser discípulos e caminhar na palavra de Deus obedecer os carismas da vida cristã,e servir como ostia consagrada e viver os dons do espírito santo

    ResponderExcluir
  8. Ana Clara17.1.24

    A partir do momento eem que se faz parte do Discipulado, se torna necessário colocar tudo o que é aprendido e ensinado durante a caminhada DJC em prática.

    A convivência pacífico e uma comunidade harmoniosa são de suma importância para incentivar os futuros discípulos a seguir o que é correto sem deixar o meio em que vivem interferir na Cultura Discipular sempre os incentivando a viver uma vida baseada na Palavra e na salvação.

    ResponderExcluir
  9. Jerffson17.1.24

    Na minha opinião o discipulado é uma base que utilizam para a evangelização , a formação, a liberação, o treinamento e a cura, assim formando novo discípulos na palavra de Deus, como exemplo de vida de São Paulo e nosso patrono. Como ele dizia : Pratiquem tudo aquilo que vocês ouvem e observaram em mim.
    Onde São Paulo é o grande exemplo de vida para Cristo nosso Deus. Então todo devem favorecer o SER DISCÍPULOS na caminhada dentro do DJC, vivendo, formando e praticando sem medo de avançar para águas mais profunda da caminhada.

    ResponderExcluir
  10. Delvaney17.1.24

    Dicipulado é o ato grandioso de evangelizar , curar, libertar e formar dicipulos mediante aos ensinamentos da palavra de Deus e não só da palavra mas da vivência e testemunhando a vida no seguimento de Jesus cristo.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo18.1.24

    Antonia Lopes.Foi maravilhoso e muito rico nosso estudo em fraternidade sobre: o método de evangelização e acompanhamento de discípulos, o que é Discipulado e a cultura discipular de Jesus e dos Apóstolos. Como é cheia de direcionamento a Palavra de Deus Filipenses 4,1-9. A leitura de Filipenses já foi mostrando tudo. Ela fala do encorajamento, de continuar firme e perseverante na caminhada, também mostra as várias maneiras, as muitas estratégias e metodologias de evangelização que São Paulo não desperdiçou. Na cabeça de Paulo o grande alvo sempre eram as pessoas que precisam receber primeiro o anúncio da palavra de Deus e assim todos os planos traçados por ele iam se concretizando no decorrer do anúncio do Querigma. Ao contrário de nós, muitas vezes perdemos as muitas oportunidades porque ficamos dias, semanas, meses e até anos pensando nas muitas estratégias e metodologias que precisamos ter para alcançar pessoas enquanto que muita gente está do nosso lado precisando urgente ser evangelizada, levada pra Deus e não ousamos em dar um passo sequer porque ficamos só planejando. Entendi também que assumir a vocação DJC num determinado modo de vida é viver, descobrir a verdadeira felicidade e a graça de servir. É no Discipulado que a pessoa cresce de verdade, muda de vida, da frutos e é enviada a realizar a missão que Deus confioa sob a luz do Espírito Santo. Pela minha pouca experiência de tudo sobre o DJC, vejo que vocação DJC é o resultado comum de duas decisões livres: primeiro a de Deus que escolheu e chamou amorosamente cada discípulo e em segundo a de cada discípulo, que responde livremente e consciente pela opção que faz ao apelo de Deus para ser DJC. Eu sou muito feliz, minha família também, porque a vocação DJC ter me despertado a santidade, me fazendo crescer e me desenvolvendo lentamente e silenciosamente por dentro. Na minha entrega diária, a vontade de Deus me faz descobrir a verdadeira resposta que devo dar a vocação DJC. Como diz nosso Acompanhante Geral, a decisão sempre deve ser pessoal e livre, sem interferência de ninguém e pessoal. Paulo evangelizou muita gente usando os meios da época e que estavam ao seu alcance. Ele não ficou dias, semanas, meses anos pensando em detalhes, ele se lançou, se jogou de cabeça, colocou o pé na estrada e conseguiu arrastar e convencer multidões e os muitos pagãos pra Deus pela pregação da Palavra. E de pregação em pregação Jesus ia adentrando os corações e o povo caminhando em suas comunidades. Jesus, São Paulo são para nós grandes exemplos de evangelizadores e discipuladores cheios de metodologias e estratégias. Muitos também passaram por suas mãos e começaram a conquistar outros. Assim deva ser no nosso DJC.

    ResponderExcluir
  12. Iramara18.1.24

    Nós como djc somos chamados para sermos imitadores e vivermos de acordo como modelo de Jesus. Devemos também rezar,viver e agir dentro da cultura discipular. E chamarmos os irmãos para vivenciar esses momentos junto convosco de aprendizagem e vivermos constante juntos em oração, meditação da palavra. Discipulado é evangelizar,curar,libertar e formar discípulos. Assim é um ensino com palavras e exemplo de vida para todos nós

    ResponderExcluir
  13. MEAD, Discipulado e cultura discipular de Jesus e dos apóstolos — Jesus era um bom mestre, fantástico e muito ágil na arte de ensinar. Onde houvesse uma oportunidade de ensinar ele estava era lá. Não tinha besteira, se relacionava com todas as pessoas, valorizava e incentivava cada uma delas. O Discipulado de Jesus era pra evangelizar e ensinar, então ele se apropriava dos muitos meios,.os locais mais elevados onde ensinava, das Sinagogas, da beira do mar, das muitas embarcações, dos montes, dos convites de almoços em família, pelos caminhos por onde andava e passava. Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando e pregando o evangelho, curando as doenças e enfermidades. Sempre estava à disposição para ensinar de forma bem suave e sublime. Ele orientava cada apóstolo do jeito certo como fazer, ensinar com convicção, certeza e clareza para que as suas palavras fossem multiplicadas e seus ensinamentos colocados em prática nos muitos locais onde Ele não poderia ir. O Discipulado é essa escola a levar o amor de Deus acima de tudo, a valorizar, incentivar as pessoas como Jesus fez e o local de oração, evangelização, ensino, pregação acima de tudo e de todos. Jesus nos deixou um grande exemplo de muita dedicação ao que fazia. Jesus procurava aproveitar cada momento para evangelizar, ensinar e multiplicar a palavra de Deus. Que cada um de nós discípulos das artes, possamos ser um aprendiz, com muito amor pelo que aprendeu de Jesus e do DJC.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo19.1.24

    Bom dia graça e paz

    ResponderExcluir
  15. Discípular as ovelhas na qual o Senhor no confia é caminhar lado a lado , estreitando os laços e buscando levar esses discípulos ao Reino de Deus e conduzi-los a salvação. E pra acontecer esse Discipulado na vida dos irmãos é preciso viver a vocação DJC , com toda a cultura discipular , para que ao ver-nos fazendo e praticando eles coloquem em prática todo ensinamento

    ResponderExcluir
  16. Marcos Antônio Rodrigues de Andrade19.1.24

    Antes de formamos qualquer pessoa para servir no DJC temos que aprender a conviver como os apóstolos aprenderam com CRISTO, vivendo dia a dia únicos em comum com o quê tinha, partilhado seus bens com os outros, no amor e pregando o Evangelho com muita UNÇÃO recebida pelo Espírito Santo, assim foram formados e formaram muitos outros com paresia e muita coragem ao ponto de darem suas vidas pela Igreja de Cristo Jesus. GRAÇA E PAZ BOA NOITE

    ResponderExcluir
  17. Maria Rutielly20.1.24

    Seguimos estudando nossa comunidade, reforçando e reafirmando todo nosso carisma DJC. DJC nasce de Jesus e de nosso Saudoso São Paulo, que ensina na bíblia como caminhar e formar diante da Palavra de Deus. Assim como eram os primeiros cristãos. Devemos cada vez mais nos apropriar da cultura própria do DJC, isso é a garantia de iremos viver em unidade e fraternidade com nossos irmãos.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo20.1.24

    Nós, como discipuladores de Jesus Cristo, devemos levar a mensagem de Amor, aqueles que não o conhece, de alegria aqueles que estão com o corações fechados, de persistência aqueles que querem desistir da caminhada, de acolhida aqueles que buscam conforto na oração, assim, como era feito nos tempos de Jesus e dos Apóstolos, tempos esses que temos como exemplo para anunciar a boa nova da esperança. Ana Paula de Pacoti

    ResponderExcluir
  19. Raquel e Felix20.1.24

    O método usado por Jesus e Paulo de evangelizar, formar e treinar discípulos missionários nos inspira a traçar tal caminho.
    Observando e praticando os ensinamentos, o discípulo missionário os põe em prática na sociedade na vida cristã, a exemplo de São Paulo que imitava Jesus ousamos fazer o mesmo.
    Mesmo sendo influenciado pelo meio que vive o discípulo missionário precisa cultivar o que lhe é próprio da cultura discipular dentro do Djc e na sociedade.
    Felipenses 4- 4
    Alegrai- vos sempre no Senhor. Repito: Alegrai-vos!

    ResponderExcluir
  20. Obedientes ao senhor quando avançamos para as águas mais profundas pessoas que menos esperamos dizes sim ao anúncio do evangelho começam uma linda caminhada no segmento de Jesus muito parecida com a história da mulher Samaritana Jó 4 de Zaqueu Mateus 9 por isso o djc nunca tenha medo de evangelizar nós diversos ambientes do mundo de hoje não só dentro da igreja convidar nunca é demais filhos de Deus que vivem no meio de gente pecadora é corrompida onde vocês brilham como astros no mundo apegando-se firmemente a palavra da vida graça e paz uma Santa e abençoada terça feira 🙏🏻😍

    ResponderExcluir
  21. NILZA COSTA31.1.24

    Para nos tornarmos discípulos de Jesus,temos que seguirmos Seus ensinamentos para nossa vida. Há um modo de vida, um jeito de seguir,uma forma de viver e caminhar lado a lado, que se faz necessário par o crescimento e missão na caminhada discipular.
    Graça e Paz!
    Nilza

    ResponderExcluir
  22. Carol Rodrigues31.1.24

    Ser DJC é estar disposto a compreender, renunciar, e acolher tudo o q a missão nos pede. O DJC é um movimento pedagógico na evangelização com carismas, orações, acolhimento, ensinamentos teórico eacompanhamento pessoal e estrutural. Em sintonia com a Graça e Paz.

    ResponderExcluir