Treinamento e formação permanente dos Discípulos Servidores dos Apostolados das Artes das Extensões



 

Considerando que todos os Organismos do DJC tem por finalidade primeira a formação de discípulos, ministramos os seguintes direcionamentos básicos para a caminhada dos Apostolados das Artes das Extensões:


1)    Discípulos Estagiários. Depois é que serão Discípulos Servidores.


Preferencialmente, só acolher no Apostolado das Artes discípulos que já fizeram o Reavivamento no Espírito Santo e que desejam realmente somar com o DJC. O Acompanhante Local também precisa aprovar.


E em vez de considerá-los logo de início como Discípulos Servidores, chamá-los de Discípulos Estagiários. Neste sentido, as “cobranças” serão menores, visto que o que o DJC espera de um Discípulo Servidor é bem mais exigente do que o que se espera de um Discípulo que simplesmente caminha na Obra.


Desta forma, o Discípulo Estagiário vai ter tempo para discernir, ir aprendendo sem ser muito exigido, e aos poucos vai entendo toda vocação e missão do DJC e a especificidade do Apostolado da Bênção. Em todo caso, só poderá ser chamado de Discípulo Servidor quando fizer todo o Reavivamento no Espírito Santo, ser treinado para os ministérios do Apostolado das Artes e estiver servindo com estabilidade e perseverança dentro de um ministério.



2)    Treinamento de Discípulos Servidores do Apostolado das Artes e formação permanente.


Os Articuladores, assessorados pela Conselheira Local das Artes, ministrem esses treinamentos sob a forma de oficinas (teoria+prática+teoria) e segundo o método “aprender fazendo e observando os outros fazendo”. Sobretudo nos inícios, é fundamental que o Articulador incentive, mas ao mesmo tempo corrija naquilo que ainda precisa ser melhorado. Temos que servir com unção e perfeição!  Se o responsável não acompanha de modo bem personalizado e bem prático, em vez de crescimento, todos vão caindo na cultura do relaxamento.


Além desses treinamentos, é necessário que os Temários de MOPDs e outras formações indicadas pela Conselheira Local sejam rezadas nos encontros quinzenais do Apostolado das Artes.


3)    Retiros e dias de espiritualidade periodicamente


Além do evento anual obrigatório do Apostolado Local das Artes, é muito importante que os Articuladores promovam periodicamente dias de espiritualidade e formação do Apostolado das Artes da Extensão. A Conselheira Local ministrará os encaminhamentos necessários para a preparação e realização dos mesmos.


Tudo seja feito com muita beleza, pontualidade, unção e profundidade. As sedes das Extensões devem sempre estar disponíveis, pois tais eventos são muito importantes para a formação dos Estagiários e Servidores das Artes como discípulos de Jesus.


4)    Além do mais, ministrar o acompanhamento personalizado e a irmandade entre todos Discípulos Estagiários e Discípulos Servidores, bem como cultivar a unidade com toda Obra DJC e seus Acompanhantes. Por isso, celebrar aniversários, confraternizações e marcar presença na caminhada DJC como um todo etc


5) No Siloé e nos eventos do DJC, o Apostolado das Artes como um todo deve estar pronto para agir com muita unção e eficácia.


6) As segundas e quartas sextas-feiras, às 19h, nas Sedes das Extensões, ficam como dia de referência para os encontros de Fraternidade dos Apostolados das Artes.


Roteiro da Fraternidade Cristã:

19:00h - Acolhida, Em nome do Pai, louvor e súplica ao Espírito Santo

19:30h - Proclamação da Palavra e partilha em oração

19:45h - Formação (quando houver)

20:30h - Oração de Benção

20:45h - Caminhada Discipular (orientações, avisos e despedida)


Fraternalmente,


Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Local do DJC Fortaleza